©2021 loggia





1997 >>> 2021

Acreditamos no cooperativismo quando ainda não era cool.




No ano de 2020, o cooperativismo teve crescimento de 48,5% na carteira de crédito de pessoas jurídicas, quase o dobro do crescimento observado no setor financeiro em geral, de 26,5%. Enquanto apenas 10% das empresas que buscavam empréstimos em bancos obtinham sucesso, o percentual foi muito superior nas cooperativas, chegando a 26%.

Só o Sicoob ultrapassou R$ 88 bilhões em concessão de crédito, sendo que R$ 23 bilhões foram exclusivamente destinados ao apoio de micros e pequenas empresas, que enfrentaram os efeitos mais severos da crise econômica provocada pela Covid-19.

A importância do cooperativismo para o país é incontestável. Mas lá no final dos anos 90, o contexto era bem diferente. O cooperativismo financeiro moderno e sistêmico que conhecemos hoje estava em estágio embrionário e os desafios de negócio eram muitos e as discussões sobre construção de marca ainda incipientes.

Mesmo com tantos obstáculos à frente, ficamos imediatamente inspirados pela filosofia e ideais cooperativistas e vimos um potencial incrível nesse modelo focado nas pessoas e no desenvolvimento das comunidades. O que não era interessante e rentável para agências de propaganda, empresas de marketing e de inovação da época, mostrou-se incrivelmente inspirador e revolucionário para nós.

E foi assim que começamos nossa colaboração com o Sicoob, há 25 anos. Participamos do desenho estratégico do primeiro cartão de crédito do Bancoob, como era chamado o banco do Sicoob. Um produto que elevou a oferta e a competitividade das cooperativas para outro patamar.

De lá para cá, já são mais de duas décadas de expertise cooperativista, que colocamos diariamente à disposição do Sicoob e de suas mais de 350 cooperativas, com mais de 3.500 pontos de atendimento em todo o Brasil.

Ainda trabalhamos com o mesmo entusiasmo de 1997, porque acreditamos que quanto mais pessoas conhecerem e vivenciarem os benefícios do cooperativismo, maior será o desenvolvimento social e econômico do nosso país.

Clique aqui para saber mais sobre cooperativismo ou aqui para se associar a uma cooperativa do Sicoob. 


Uberaba, MG. 1995


Reunião marco da constituição do Bancoob, com as presenças do Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, do presidente da Crediminas e porta-voz do Sistema, Heli Penido, e de lideranças do sistema cooperativista de crédito.


Brasília, DF. 1996


Assembleia de Constituição do Bancoob, presidida pelo Sr. Lajose Alves Godinho, presidente da Ancoop, e secretariada pelo Sr. Heli de Oliveira Penido, presidente da Crediminas, com a presença do Sr. Dejandir Dalpasquale, presidente da OCB, do Sr. Raimundo Mariano do Vale, no ato nomeado presidente do Bancoob, e de autoridades e lideranças cooperativistas.