©2022 loggia


Somos uma casa de ideias. Desenvolvemos soluções criativas em colaboração com nossos parceiros para transformar negócios e fazer a diferença na vida das pessoas. Cada problema é único, por isso, nossas entregas podem assumir qualquer formato como apps, games, produtos, serviços, experiências físicas e digitais, eventos, filmes, projetos de branding e plataformas de comunicação.




2022, documentário

Uma história sobre tecnologia.
Uma história sobre pessoas.




Produto: Institucional
Parceiro: Sicoob

No início dos anos 2000, profissionais de tecnologia, operações e gestão do Sicoob tinham um desafio muito maior do que driblar o bug do milênio. Era preciso integrar as cooperativas de norte a sul do país, para que o cooperativismo pudesse crescer e impactar o Brasil da forma potente como conhecemos hoje.

Além de colaborar na construção de um documentário que pudesse dar luz a essa incrível saga, tivemos o privilégio de acompanhar de perto todas as histórias de pioneirismo e resiliência que ajudam a explicar por que o Sisbr é referência mundial em automação financeira. Uma robusta plataforma digital que proporcionou a expansão do cooperativismo brasileiro e que hoje conecta mais de 350 cooperativas, 3.480 pontos de atendimento em todo o território nacional e possibilita o processamento de mais de 7 mil transações por segundo, para mais de 5 milhões de cooperados do Sicoob.




2021, brand storytelling

A beleza dos números. The beauty in numbers.




Produto: Relatório de Sustentabilidade
Parceiro: Sicoob

Os números do impacto sustentável do Sicoob são tão grandiosos e importantes que chegam a emocionar. Por isso, não poderiam se tornar apenas um relatório. Por sua beleza e significado, foram transformados em poesia.

“A beleza dos números” é um poema-relatório feito em parceria com a escritora Ryane Leão @ondejazzmeucoracao e protagonizado pelas mais de 360 cooperativas do sistema Sicoob e seus mais de 5,5 milhões de cooperados.

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Sicoob’s sustainability impact numbers are so spectacular that they can evoke feelings and emotions. For that reason, they couldn’t just become part of an annual report, they deserved to be elevated to a higher and more beautiful place: poetry.

“The beauty in numbers” is a poetry-report created in partnership with Writer Ryane Leão @ondejazzmeucoração and inspired by the more than 360 Sicoob cooperatives and their 5.5 million members.




2021, experiência de marca

Transformamos música em homenagem no dia em que o Brasil parou pra homenagear a música. 




Produto: PJ
Parceiro: Sicoob

O Mapa de Empresas do Ministério da Economia revela que mais de 1 milhão de empresas fecharam as portas no Brasil em 2020. Um número que impressiona, mas que poderia ter sido ainda maior se as cooperativas financeiras não tivessem atuado fortemente no apoio aos negócios e na ampliação da oferta de crédito durante a pandemia.

Para que mais portas permanecessem abertas, o Sicoob aumentou em 30% as concessões de crédito no ano de 2020 e liberou R$ 23 bilhões especialmente para micros e pequenas empresas, um dos segmentos que mais sofreram os efeitos econômicos decorrentes da Covid-19.

Apoio confirmado por um estudo realizado pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que aponta o Sicoob como a instituição financeira em que os pequenos negócios obtiveram maior sucesso ao procurar crédito durante a pandemia.

Para homenagear MEIs e empresas do Brasil e reconhecer a luta dos mais de 20 milhões de negócios que encerraram o ano de 2020 com as portas abertas, lançamos um videoclipe durante o Prêmio Multishow 2021. "A voz das portas" foi inteiramente feito com sons e imagens de portas que superaram o maior desafio social e econômico do nosso tempo.

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Voz das Portas foi reconhecido entre os melhores projetos musicais de 2022 no Clio Music e o Sicoob foi a única instituição financeira no mundo a figurar entre os vencedores.

Ler mais.







2021, insta–game

Já parou pra pensar que muita coisa acontece quando um negócio acontece?




Produto: Institucional
Parceiro: Sipag

Afinal, uma transação comercial vai muito além da compra e venda de um produto ou serviço. É um evento que impacta e transforma esferas sociais e econômicas de uma comunidade.

Conheça o insta-game totalmente nativo que criamos para mostrar a nova visão de marca da Sipag – Soluções Integradas de Pagamento.

Comece por aqui >>> @burguerdubeto



2021, campanha promocional

Youtuber–Investidor? Agricultora-Investidora? Professor-Investidor? Aham.




Produto: Investimento
Parceiro: Sicoob

O cooperativismo é inclusivo e democrático. Independentemente de renda ou patrimônio, todo mundo é investidor nesse modelo, já que no momento da associação, você faz uma integralização de capital e, literalmente, vira don@ da cooperativa. Ou seja, no Sicoob investir é para tod@s.






2021, campanha promocional

Uma campanha que canta forte e canta alto.




Produto: Crédito
Parceiro: Sicoob

2020 foi um ano desafiador. (Pra usar uma palavra PG-13).

E quem precisou de uma linha de crédito, teve que enfrentar um desafio a mais. 86% das empresas que buscaram crédito, não conseguiram ou ainda aguardam.* E 22,4% dos tomadores de empréstimo tiveram que recorrer a parentes ou amigos para obter os recursos de que precisavam.**

Apesar das dificuldades terem sido diferentes pra cada um de nós, terminamos esse complicado ano com a mesma certeza: em 2021, tudo vai melhorar. E pra muita gente, essa mudança começa com uma linha de crédito. Seja pra pagar as contas, trocar de automóvel ou investir no negócio.

Por isso, pra mostrar que o Sicoob oferece crédito rápido, acessível e com taxas justas, convidamos o expert quando o assunto é mostrar que a vida vai melhorar <3.

* Fonte Sebrae / FGV
** Fonte: Estadão 2020






2020, online video

O dia em que nossa equipe foi confundida com a equipe da NASA.




Produto: Institucional
Parceiro: Sicoob

A humanidade está passando por um dos períodos mais desafiadores de sua existência. E do ponto de vista da produção audiovisual, não é diferente. Para produzir o filme de final de ano do Sicoob, durante a pandemia, tivemos que nos reinventar e amplificar, ainda mais, a colaboração com nossos parceiros e times. Novos processos e técnicas de filmagem foram criados, e horas de planejamento foram necessárias para garantir o cumprimento dos protocolos e a segurança de toda a equipe. E, claro, alcançar o resultado que esperávamos. True story: quando a equipe saiu da van para filmar uma das cenas externas, passou um carro e o motorista gritou: “– Olha o pessoal da NASA!”.
 




2020, multiplataforma

Como falar de Pix, se o Pix ainda nem existe?
Pam. Pam. Pam. Pam.



Produto: PIX
Parceiro: Sicoob

Nós tínhamos três problemas: #1 pensar na estratégia de lançamento do Pix no Sicoob; #2 entender como funcionaria um produto que ainda estava com regras indefinidas; #3 responder rápido e em tempo real as demandas das cooperativas ansiosas diante da movimentação do mercado.

Nossa estratégia foi criar discurso e formato capazes de se adaptar. Lançamos uma campanha imediata, para garantir presença e ir lapidando o plano a cada novidade divulgada pelo BC. O resultado foi uma campanha visualmente impactante e que acompanha a evolução do Pix.

Colaboramos em tempo real com a Gecom, centrais e cooperativas para viabilizar a campanha que trouxe picos de 88 mil cadastros em 6 de outubro e 56 mil em 19 de outubro. 





2019, performance

Mídia de alta performance para encontrar start-ups de alta performance.



Produto: Open Brasil 2019
Parceiro: Vallourec
Junto com a Vallourec, líder global na fabricação de tubos de aço sem costura, lançamos o desafio Vallourec Open Brasil 2019, que colocou start-ups de todo o país numa competição para solucionar desafios reais da indústria.

O KPI era captar 40 start-ups capazes de resolver problemas bem específicos, como encontrar uma solução para secar, de forma mais rápida e no local de corte, o eucalipto usado nos fornos da indústria.

Colaboramos com incubadoras e aceleradoras para gerar leads qualificados e com a realização de testes AB, ajustes de conteúdo e um monitoramento constante da performance da campanha conseguimos bater a meta com
"uma qualidade muito boa de start-ups", segundo Emerson Moreira, gestor na Vallourec.





2019, branding

A voz da nova geração cooperativista foi amplificada.



Produto: Vooz
Parceiro: Bancoob
A Superintendência de Cartões do Bancoob tinha o desafio de criar um produto novo, focado no público jovem, para atender às demandas geradas pelo Projeto Conexão Sicoob.

Criamos o conceito Vooz, a identidade visual, o card design e a campanha de lançamento, dando vida ao cartão que foi um dos grandes produtos do Sistema em 2019.

O sucesso veio com a boa repercussão junto às cooperativas singulares que compraram a ideia e emitiram 22.500 cartões nos quatro primeiros meses do produto.

E o mais importante, iniciamos a construção de uma plataforma na qual os jovens poderão vivenciar o impacto positivo do cooperativismo na sociedade.





2018, multiplataforma

Quem é de fora
pensa que o mineiro trabalha em silêncio.
Vai continuar fora.



Produto: Institucional
Parceiros: Cecremge + Crediminas
Quando outro sistema cooperativista financeiro chegou em Minas, as Centrais Cecremge e Crediminas se uniram para criar uma campanha regional de fortalecimento da marca Sicoob.

A proposta era valorizar o pertencimento e a história da marca no Estado. Era hora de o Sicoob defender seu território. Afinal, suas cooperativas fazem parte do crescimento das comunidades e sempre estiveram lado a lado com os mineiros.

O resultado foi medido numa pesquisa* em que 82% das pessoas reconheceram o Sicoob como a melhor rede de agências, 67% afirmaram que é o maior do Brasil e 69% reconheceram o Sicoob como a opção mais segura, confiável e sólida quando comparada com bancos e com outras cooperativas financeiras.

*Fonte: Expertise / Crediminas / Cecremge





2017, inbound

Inbound para a vida toda: a régua de 15 anos de comprimento.



Produto: Institucional
Parceiro: Laboratórios São Marcos
O Laboratório São Marcos, da rede DASA, precisava mostrar para as futuras mães que oferecia um portfólio completo de exames e vacinas para ela e para o bebê.

Nós descobrimos que a relação entre laboratório e mães começa aos 3 meses de gestação, no exame de sexagem fetal e vai até a última vacina antes da fase adulta, aos 15 anos de idade. Isso nos mostrou o caminho para construir uma campanha de inbound marketing com réguas de relacionamento que podem durar até 15 anos.

Trabalhando junto com a start-up Maio Marketing, criamos uma grande ação de customer experience, mudando a cultura de vendas de produto dentro da organização e colhendo resultados comerciais
já no primeiro ano de implantação.




2013, campanha promocional

O que um porquinho faria se não tivesse mais que guardar moedas?



Produto: Poupança
Parceiro: Sicoob
Como falar do produto financeiro mais comoditizado do Brasil? Decidimos não falar. Trouxemos o ponto de vista do porquinho, para mostrar que a Poupança Sicoob é uma opção segura e perfeita para o poupador. O ROI da campanha foi de 147% e todas as metas foram superadas.

Desde então, o porquinho está no ar, foi para a Copa do Mundo, virou game para smartphones e há dois anos está na Promoção Poupança Premiada Sicoob.





2006, pesquisa e lançamento de produto

Bahia e Hungria têm
uma coisa em comum: Sicoobcard Mastercard.



Produto: Sicoobcard
Parceiro: Sicoob
Em 2006, o cooperativismo já começava a atrair a atenção de grandes players do mercado de pagamentos, como a Mastercard.

Para a criação da família Sicoobcard, foi feito
um trabalho pioneiro no Sicoob: a Superintendência de Cartões do Bancoob realizou reuniões com as cooperativas centrais e suas singulares para discutir e desenhar o novo produto. Uma pesquisa in loco, que a Loggia ajudou a executar. O resultado desse esforço conjunto permitiu a oferta de cartões internacionais, com novo e importantes benefícios para os cooperados e um grande salto em termos de negócios para as cooperativas do Sicoob.




1997, inovação

Um cartão pré-pago
que devolveu o recreio às crianças.




Produto: LancheCard
Parceiro: Vários
Nenhuma criança gosta de gastar o precioso tempo do recreio na fila do lanche. Partimos desse importante problema =) para desenhar nosso primeiro produto
– o LancheCard.

Naquela época, ainda não se falava em Design Thinking ou Human Centric Design, mas já estávamos usando o princípio básico da empatia com o usuário para entender que havia muita fricção no processo de compra do lanche nas escolas.

O LancheCard substituiu o dinheiro, agilizou o atendimento das cantinas escolares e facilitou a vida dos pais, além de ter funcionado como um importante instrumento de educação financeira.

Usando o cartão, as crianças aprendem na prática os conceitos de crédito, débito, saldo, extrato, além da importância de gerenciar os gastos do dia a dia.

Com esse projeto, a Loggia recebeu, em 2000, o certificado Sebrae de empresa inovadora.