©2021 loggia


Somos uma casa de ideias. Desenvolvemos soluções criativas em colaboração com nossos parceiros para transformar negócios e fazer a diferença na vida das pessoas. Cada problema é único, por isso, nossas entregas podem assumir qualquer formato como apps, games, produtos, serviços, experiências físicas e digitais, eventos, filmes, projetos de branding e plataformas de comunicação.




2021, campanha promocional

Youtuber–Investidor? Agricultora-Investidora? Professor-Investidor? Aham.




Produto: Investimento
Parceiro: Sicoob

O cooperativismo é inclusivo e democrático. Independentemente de renda ou patrimônio, todo mundo é investidor nesse modelo, já que no momento da associação, você faz uma integralização de capital e, literalmente, vira don@ da cooperativa. Ou seja, no Sicoob investir é para tod@s.






2021, campanha promocional

Uma campanha que canta forte e canta alto.




Produto: Crédito
Parceiro: Sicoob

2020 foi um ano desafiador. (Pra usar uma palavra PG-13).

E quem precisou de uma linha de crédito, teve que enfrentar um desafio a mais. 86% das empresas que buscaram crédito, não conseguiram ou ainda aguardam.* E 22,4% dos tomadores de empréstimo tiveram que recorrer a parentes ou amigos para obter os recursos de que precisavam.**

Apesar das dificuldades terem sido diferentes pra cada um de nós, terminamos esse complicado ano com a mesma certeza: em 2021, tudo vai melhorar. E pra muita gente, essa mudança começa com uma linha de crédito. Seja pra pagar as contas, trocar de automóvel ou investir no negócio.

Por isso, pra mostrar que o Sicoob oferece crédito rápido, acessível e com taxas justas, convidamos o expert quando o assunto é mostrar que a vida vai melhorar <3.

* Fonte Sebrae / FGV
** Fonte: Estadão 2020
Foto: Leo Aversa






2020, online video

O dia em que nossa equipe foi confundida com a equipe da NASA.




Produto: Institucional
Parceiro: Sicoob

A humanidade está passando por um dos períodos mais desafiadores de sua existência. E do ponto de vista da produção audiovisual, não é diferente. Para produzir o filme de final de ano do Sicoob, durante a pandemia, tivemos que nos reinventar e amplificar, ainda mais, a colaboração com nossos parceiros e times. Novos processos e técnicas de filmagem foram criados, e horas de planejamento foram necessárias para garantir o cumprimento dos protocolos e a segurança de toda a equipe. E, claro, alcançar o resultado que esperávamos. True story: quando a equipe saiu da van para filmar uma das cenas externas, passou um carro e o motorista gritou: “– Olha o pessoal da NASA!”.
 




2020, multiplataforma

Como falar de Pix, se o Pix ainda nem existe?
Pam. Pam. Pam. Pam.



Produto: PIX
Parceiro: Sicoob

Nós tínhamos três problemas: #1 pensar na estratégia de lançamento do Pix no Sicoob; #2 entender como funcionaria um produto que ainda estava com regras indefinidas; #3 responder rápido e em tempo real as demandas das cooperativas ansiosas diante da movimentação do mercado.

Nossa estratégia foi criar discurso e formato capazes de se adaptar. Lançamos uma campanha imediata, para garantir presença e ir lapidando o plano a cada novidade divulgada pelo BC. O resultado foi uma campanha visualmente impactante e que acompanha a evolução do Pix.

Colaboramos em tempo real com a Gecom, centrais e cooperativas para viabilizar a campanha que trouxe picos de 88 mil cadastros em 6 de outubro e 56 mil em 19 de outubro. 





2019, performance

Mídia de alta performance para encontrar start-ups de alta performance.



Produto: Open Brasil 2019
Parceiro: Vallourec
Junto com a Vallourec, líder global na fabricação de tubos de aço sem costura, lançamos o desafio Vallourec Open Brasil 2019, que colocou start-ups de todo o país numa competição para solucionar desafios reais da indústria.

O KPI era captar 40 start-ups capazes de resolver problemas bem específicos, como encontrar uma solução para secar, de forma mais rápida e no local de corte, o eucalipto usado nos fornos da indústria.

Colaboramos com incubadoras e aceleradoras para gerar leads qualificados e com a realização de testes AB, ajustes de conteúdo e um monitoramento constante da performance da campanha conseguimos bater a meta com
"uma qualidade muito boa de start-ups", segundo Emerson Moreira, gestor na Vallourec.





2019, branding

A voz da nova geração cooperativista foi amplificada.



Produto: Vooz
Parceiro: Bancoob
A Superintendência de Cartões do Bancoob tinha o desafio de criar um produto novo, focado no público jovem, para atender às demandas geradas pelo Projeto Conexão Sicoob.

Criamos o conceito Vooz, a identidade visual, o card design e a campanha de lançamento, dando vida ao cartão que foi um dos grandes produtos do Sistema em 2019.

O sucesso veio com a boa repercussão junto às cooperativas singulares que compraram a ideia e emitiram 22.500 cartões nos quatro primeiros meses do produto.

E o mais importante, iniciamos a construção de uma plataforma na qual os jovens poderão vivenciar o impacto positivo do cooperativismo na sociedade.





2018, multiplataforma

Quem é de fora
pensa que o mineiro trabalha em silêncio.
Vai continuar fora.



Produto: Institucional
Parceiros: Cecremge + Crediminas
Quando outro sistema cooperativista financeiro chegou em Minas, as Centrais Cecremge e Crediminas se uniram para criar uma campanha regional de fortalecimento da marca Sicoob.

A proposta era valorizar o pertencimento e a história da marca no Estado. Era hora de o Sicoob defender seu território. Afinal, suas cooperativas fazem parte do crescimento das comunidades e sempre estiveram lado a lado com os mineiros.

O resultado foi medido numa pesquisa* em que 82% das pessoas reconheceram o Sicoob como a melhor rede de agências, 67% afirmaram que é o maior do Brasil e 69% reconheceram o Sicoob como a opção mais segura, confiável e sólida quando comparada com bancos e com outras cooperativas financeiras.

*Fonte: Expertise / Crediminas / Cecremge





2017, inbound

Inbound para a vida toda: a régua de 15 anos de comprimento.



Produto: Institucional
Parceiro: Laboratórios São Marcos
O Laboratório São Marcos, da rede DASA, precisava mostrar para as futuras mães que oferecia um portfólio completo de exames e vacinas para ela e para o bebê.

Nós descobrimos que a relação entre laboratório e mães começa aos 3 meses de gestação, no exame de sexagem fetal e vai até a última vacina antes da fase adulta, aos 15 anos de idade. Isso nos mostrou o caminho para construir uma campanha de inbound marketing com réguas de relacionamento que podem durar até 15 anos.

Trabalhando junto com a start-up Maio Marketing, criamos uma grande ação de customer experience, mudando a cultura de vendas de produto dentro da organização e colhendo resultados comerciais
já no primeiro ano de implantação.




2013, campanha promocional

O que um porquinho faria se não tivesse mais que guardar moedas?



Produto: Poupança
Parceiro: Sicoob
Como falar do produto financeiro mais comoditizado do Brasil? Decidimos não falar. Trouxemos o ponto de vista do porquinho, para mostrar que a Poupança Sicoob é uma opção segura e perfeita para o poupador. O ROI da campanha foi de 147% e todas as metas foram superadas.

Desde então, o porquinho está no ar, foi para a Copa do Mundo, virou game para smartphones e há dois anos está na Promoção Poupança Premiada Sicoob.





2006, pesquisa e lançamento de produto

Bahia e Hungria têm
uma coisa em comum: Sicoobcard Mastercard.



Produto: Sicoobcard
Parceiro: Sicoob
Em 2006, o cooperativismo já começava a atrair a atenção de grandes players do mercado de pagamentos, como a Mastercard.

Para a criação da família Sicoobcard, foi feito
um trabalho pioneiro no Sicoob: a Superintendência de Cartões do Bancoob realizou reuniões com as cooperativas centrais e suas singulares para discutir e desenhar o novo produto. Uma pesquisa in loco, que a Loggia ajudou a executar. O resultado desse esforço conjunto permitiu a oferta de cartões internacionais, com novo e importantes benefícios para os cooperados e um grande salto em termos de negócios para as cooperativas do Sicoob.




1997, inovação

Um cartão pré-pago
que devolveu o recreio às crianças.




Produto: Meu Lanche
Parceiro: Vários
Nenhuma criança gosta de gastar o precioso tempo do recreio na fila do lanche. Partimos desse importante problema =) para desenhar nosso primeiro produto
– o LancheCard.

Naquela época, ainda não se falava em Design Thinking ou Human Centric Design, mas já estávamos usando o princípio básico da empatia com o usuário para entender que havia muita fricção no processo de compra do lanche nas escolas.

O LancheCard substituiu o dinheiro, agilizou o atendimento das cantinas escolares e facilitou a vida dos pais, além de ter funcionado como um importante instrumento de educação financeira.

Usando o cartão, as crianças aprendem na prática os conceitos de crédito, débito, saldo, extrato, além da importância de gerenciar os gastos do dia a dia.

Com esse projeto, a Loggia recebeu, em 2000, o certificado Sebrae de empresa inovadora.